Varanda ou sacada: entenda as diferenças e qual é a melhor opção para você

29/07/2022min de leitura

Na hora de escolher um apartamento para comprar, alguns elementos devem ser observados e levados em consideração. Você precisa analisar quais são suas necessidades iniciais, por exemplo, visto que elas vão influenciar na localização do imóvel, no tamanho, assim como na quantidade de cômodos do espaço. Ao escolher um imóvel, é comum que muitas pessoas tenham dúvidas entre sacada e varanda, afinal, a ideia de ambos gira em torno de uma maior qualidade de vida, você só precisa procurar por diferenciais de lazer e conforto.


Embora soe como uma simples tecnicalidade semântica, a diferença entre varanda e sacada é uma concepção muito importante que precisa ser de conhecimento de arquitetos, engenheiros, pedreiros, corretores e compradores de imóveis. Isso porque o mau uso dessa nomenclatura pode facilmente gerar graves erros na fase de projeto do empreendimento e até no momento de venda do imóvel, seja ele uma casa ou um apartamento. 


Além disso, se você está à procura de espaços que tenham diferenciais, como varanda ou sacada, existe a necessidade de entender as diferenças que existem entre esses dois termos e quando cada um deles é indicado para cada tipo de morador e de necessidade. Para identificar as suas necessidades, uma boa ideia é se informar sobre os benefícios de cada opção e usá-los com um pouco de criatividade. 


Pensando nisso, para te ajudar a entender o que difere a varanda da sacada, a Nova Época Imóveis elaborou esse post para que você possa tirar todas as suas dúvidas e, assim, acertar na hora de fazer a sua escolha! E se você está procurando por um imóvel, com ou sem varanda ou sacada, entre em contato com um dos nossos corretores, temos mais de 16 mil imóveis à venda em várias regiões do Rio de Janeiro, venha conferir nossos empreendimentos!


Quais as diferenças entre varanda e sacada? 


Algumas pessoas podem pensar que a diferença entre uma varanda e uma sacada está somente no tamanho, porém, a principal diferença entre uma e outra é, na verdade, a forma como cada uma é construída. Muitos têm um pensamento errado de que elas são praticamente a mesma coisa, mas existem alguns pontos importantes que tornam as características da varanda e da sacada mais claras. Agora vamos falar sobre essas diferenças.


Integração


No caso da varanda, é uma extensão da fachada dos apartamentos ou das casas, ou seja, é quase como um “cômodo” mais aberto que proporciona ao morador um bom local para colocar redes, plantas, mesinha, entre outros móveis que ajudam a possibilitar desfrutar o espaço com mais comodidade e conforto. 


Já no caso da sacada, trata-se de uma parte do imóvel que é construída sobre a superfície externa, ou seja, ela não vai seguir o alinhamento do apartamento. É quase como se a sacada estivesse fora da construção. 


Tamanho


Apesar do tamanho não ser um critério que diferencia uma da outra, conforme podemos observar, uma varanda pode ter o mesmo tamanho de uma sacada, é a estrutura que vai diferenciá-las, porém as sacadas costumam ser menores. Isso não impede que o morador consiga criar uma atmosfera mais intimista e deixá-la de acordo com o perfil dos moradores. 


Quais as vantagens de ter um imóvel com varanda ou sacada?


Agora que você entendeu as diferenças entre a varanda e a sacada, agora chegou o momento de entendermos quais as vantagens de um imóvel contar com uma dessas coisas.


1. Mais qualidade de vida


Varandas ou sacadas ajudam a melhorar a qualidade de vida, principalmente de quem mora em apartamento, já que é uma forma de permitir aos moradores terem contato com o mundo externo, além de verem o movimento da rua em segurança. Ainda há a possibilidade de fazer uma varanda gourmet, por exemplo, que é uma área de lazer e de refeição que traz mais informalidade do que a sala de jantar normal, proporcionando agradáveis momentos em família. 


2. Espaço de lazer


É possível personalizar tanto a varanda quanto a sacada de acordo com os objetivos de lazer para o espaço. Mesmo em casos onde a sacada não é tão ampla, você ainda pode aproveitar seu espaço conforme as possibilidades com uma cadeira para admirar a vista ou uma rede de descanso, tudo vai depender da estrutura e da sua criatividade. 


No caso das varadas, no entanto, é possível torná-la uma verdadeira área gourmet com a integração de uma churrasqueira e mesas amplas. Dessa maneira, o churrasco entre família e amigos no final de semana ganha ares mais confortáveis. Para quem gosta da natureza, uma boa ideia é fazer um jardim vertical, excelente possibilidade de decoração para tornar um ambiente moderno e aconchegante.


3. Ajuda a agregar valor


Na hora de comprar um imóvel, tudo o que for adicionado na sua estrutura para agregar valor deve ser avaliado cuidadosamente. Nesses casos, a dúvida entre varanda ou sacada vai variar conforme o perfil tanto do imóvel quanto do comprador. Uma sacada mais compacta, por exemplo, é interessante para famílias pequenas que passam menos tempo em casa.


As varandas mais amplas com lazer integrado, por outro lado, são mais indicadas no caso de pessoas que focam na melhora da qualidade de vida e na oportunidade de curtir mais os dias dentro de casa. Se você precisar mudar de cidade ou vender o imóvel no futuro, o diferencial de ter uma varanda ou sacada ajuda a agregar valor ao imóvel e a chamar mais a atenção de potenciais compradores.


4. Privacidade


Por fim, mas não menos importante, a privacidade é outra vantagem que um imóvel com varanda ou sacada proporciona. Para quem gosta de encontrar com amigos e familiares, nem sempre as áreas comuns dos prédios estão disponíveis, além de não dar a privacidade que muitos gostariam. Quem mora em um imóvel com varanda ou sacada tem uma parte exclusivamente sua, pois não há riscos de ser incomodado por outros moradores ou de o local já estar reservado previamente por outra pessoa.


Qual a melhor opção para escolher?


Não tem uma resposta certa para essa pergunta, ela vai depender muito das preferências decorativas, arquitetônicas e espaciais que você tem já que tanto a varanda quanto a sacada apresentam propostas e possibilidades diferentes para o uso do espaço da sua residência. Aqui vamos apresentar alguns exemplos de situações específicas para a escolha de cada um.


No caso da varanda


A varanda tem uma série de possibilidades mais ampla do que a sacada, já que se trata de um espaço mais dinâmico, adaptável e fluido. Essa é a opção ideal para quem gosta de fazer churrasco e jardinagem, já que a maioria das varandas contam com um tamanho suficiente para acomodar tanto churrasqueiras quanto pequenos jardins.


Além disso, a varanda oferece a possibilidade de montagem de um cômodo único, completo com mesas, poltronas, cadeiras e até mesmo um sofá, transformando o espaço em um lugar perfeito para quem gosta de uma boa leitura. A varanda promove, também, uma melhor proteção contra climas violentos, como ventos fortes e chuvas, uma vez que a maioria dos projetos de varanda vêm com janelas e vidros que separam a varanda da rua pré-instalados. 


No caso da sacada


Por conta da sacada ser um espaço efetivamente fora da casa, além de ser geralmente menor, é uma opção mais interessante para os moradores que têm a necessidade de um apartamento com uma boa circulação de ar, mas não se importam muito em ter espaços externos em casa. 


Essa também é uma opção interessante para quem deseja expandir o espaço do imóvel sem precisar se preocupar com manutenções constantes e valores adicionais no cálculo do IPTU, uma vez eu a manutenção da sacada é mais simples e não conta como área útil do imóvel, reduzindo seu peso na taxa do IPTU. 


Com essas diferenças pontuadas e agora sabendo das vantagens de adquirir um imóvel com varanda ou sacada, a Nova Época Imóveis espera ter tirado todas as dúvidas que você tinha sobre o assunto! Lembre-se: temos mais de 16 mil imóveis em diversas regiões do Rio, entre em contato com um dos nossos corretores para conhecer as opções ou caso você queira colocar seu imóvel para venda
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":